Já é senso comum saber que o sentimento da INVEJA é, hoje em dia, bastante alimentado pelas redes sociais. Tendemos a postar aquilo que é belo, forte, inteligente (tanto em fotografias como em pensamentos) e a esconder nossas dimensões mais escuras, tristes, frágeis.
Entendo que umas das facetas desse sentimento, INVEJA, envolve a capacidade de reconhecer no outro algo que desejamos, admiramos. Ao mesmo tempo, nos julgamos esvaziados daquele aspecto. Nos sentimos “menos” e isso nos incomoda. Na tentativa de reduzir o desconforto, passamos a tentar derrubar o outro do lugar de superioridade em que ele aparenta estar. Fazemos isso buscando defeitos na pessoa, às vezes em pensamento, noutras vezes compartilhamos nossos pensamentos e atuamos a inveja através da fofoca ou maledicência. Acreditamos que trazer a pessoa invejada para “baixo“ vai resolver o problema, mas isso é uma ilusão, porque logo mais você vai sentir esse mesmo desconforto em outra situação. Não é assim?!
Quero então dar destaque a capacidade de admirar que está escondida e distorcida na situação da inveja. Te convido a pensar em uma pessoa que costuma te incomodar por ser muito bom em algo importante pra você. Pensou? Agora se pergunte: qual a qualidade, força, beleza que você está sendo capaz de enxergar nessa pessoa? O que você reconhece nela que te é tão valioso? Feche seus olhos por um instante e deixe-se inspirar... Inspire e sinta a admiração que está ai dentro de você. Perceba o seu desejo por se permitir ser/fazer/ter aquilo também...
Tendo sentido no seu corpo a sensação de poder experimentar o que você tanto quer, se pergunte: de que forma eu poderia dar um passo concreto (mesmo que pequeno) na direção dessa permissão? Pense em algo que você poderia fazer ainda hoje! Pode ser bem pequeno, o mais importante é que seja um passo que você realmente possa dar agora. Aos poucos você vai se fortalecendo na sua autoconfiança e vai podendo aumentar os passos. Não se exija resolver tudo de um dia para o outro, mas ande! Te convido a fazer essa experiência...
Se você identificou que admira a qualidade da beleza em alguém, vista uma roupa que te faça sentir bonito mesmo que seja só para ir ao mercado... Se foi a alegria ou a leveza da vida, convide um amigo para dar uma volta no parque, para sentir o vento o sol... Se foi a saúde ou o auto-cuidado, prepare uma refeição saudável e gostosa pra você... Se foi a sabedoria, o conhecimento, estude um pouco sobre aquele assunto que você se sente inseguro e queria tanto ter mais domínio... Essas são só algumas ideias!
A inveja envolve o impedimento da nossa própria expressão. Acreditamos não sermos capazes de conquistar algo e derrubar o outro passa a ser a única saída para aliviar o desconforto. Experimente admirar, se inspirar, ao invés de invejar. Olhe com os olhos de uma criança e se permita aprender com essa pessoa. Você certamente vai se sentir melhor, e as pessoas ao seu lado também.
Sigamos crescendo <3